Ti aplicada à logística e integração de sistemas
Sistemas de Informação
A complexidade do negócio e suas necessidades de tratamento, tornam clara a necessidade de utilização da tecnologia da informação para que as organizações consigam dar um tratamento satisfatório às suas informações e, consequentemente, para que seus administradores tenham a possibilidade de utilizá-las corretamente em seu trabalho. TI é tudo aquilo que se pode obter, armazenar, tratar, comunicar e disponibilizar a informação. A gerência pode influenciar o desempenho da organização de diversas maneiras: prover uma vantagem competitiva, permitindo respostas rápidas às mudanças de mercado; prover informação necessária, acurada e no tempo para permitir melhor tomada de decisão; reduzir o custo de fazer negócio, substituindo capital por trabalho freqüente e automatizando as transações da empresa; permitir à empresa competir em mercados que requer tecnologia específica; permitir flexibilidade tal que as empresas possam atender a uma ampla relação de necessidades dos clientes sem incremento de custos; promover uma plataforma tecnológica para permitir que os outros sistemas de negócio sejam produzidos.
Os motivos que, em geral, levam administradores a investir em TI, segundo ZUBOFF(1994). maior rapidez nas operações; redução de custos; aumento da continuidade (integração funcional, automação intensificada e resposta rápida); melhora do controle (precisão, acuidade, previsibilidade, consistência, certeza); maior compreensibilidade (visibilidade, análise, síntese) das funções produtivas.
Porém, nem sempre esta é a situação encontrada.
Cinco problemas apontados por executivos: os investimentos em TI (Tecnologia da Informação) não são relacionados com a estratégia de negócios; o retorno financeiro dos investimentos em TI é inadequado; a tecnologia é empregada cegamente, sem objetivos definidos; as relações entre os usuários e especialistas de soluções de TI não é boa;
os