A arte e o educando
A arte é muito mais do que se pensa que ela seja A arte transcende, atravessa os tempos e se torna algo tão valioso e fantástico para que se possa perceber quanto tempo levou para se formar e adquirir este contexto. A arte está presente na vida do aluno desde o nascimento, com a música, com a cultura do meio carregada de informações sobre o mundo em que se vive.
A cultura visual propõe que as atividades ligadas à Arte possa ir além de pinturas e escultura, incorporando publicidade, objetos de uso cotidiano, o moda, arquitetura, video-clipes e tantas representações visuais quantas o aluno é capaz de produzir. Trata-se de levar o cotidiano para a sala de aula, explorando a experiência dos alunos e a realidade.
Essa “alfabetização” visual dará ao aluno condições de conhecer melhor a sociedade em que vive, interpretar a cultura de sua época e tomar contato com a de outros povos. Mais ele vai descobrir as próprias concepções e emoções ao apreciar uma imagem.
O ponto de partida para quem quer trabalhar com arte é ficar atento no mundo à sua volta, os artístas representam sua época e sua cultura. O aluno também pode ser representante de sua época e cultura.
A educação artística é imprescindível à formação global do ser humano, tendo em vista uma dimensão plena de suas potencialidades e a perspectiva de uma vida mais rica e feliz. Perceber o belo nas suas múltiplas, diversificadas e paradoxais manifestações constitui um desafio dos mais gratificantes na existência humana.
O belo na natureza e o belo na arte se confrontam e se interpretam na sinfonia da vida conduzindo a razão a um questionamento, transcendente e interminável, que se prolonga através da história, suscitando transformações na arte, na filosofia, na ciência e na tecnologia.
A criança e o jovem devem ser conduzidos desde cedo à apreciação da beleza como realidade, na natureza e na arte, para que possam compreender a sua importância e o seu significado na vida e na história. A arte