A Influência da governança em TI nos processos logísticos
Módulo: 2
Atividade:
Título: A Influência da governança em TI nos processos logísticos
Aluno: Elias Felippe Perissinotto Arbex
Disciplina: AOLOGEAD_T0047_0714
Turma: 47
Introdução
No mercado globalizado em que estamos inseridos qualquer diferencial torna-se uma vantagem competitiva. A eficiência com que organizações administram suas atividades, desde a entrada de pedidos até a chegada do produto às mãos dos clientes, bem como sua percepção em relação ao bem estar gerado a estes, determina o sucesso ou o fracasso de companhias, sejam elas pequenas ou multinacionais.
O processo de horizontalização a que os mercados têm se dirigido vem apresentando uma nova configuração de cadeia de suprimentos, em que o domínio e o aprimoramento de certas atividades através de economias de escala trazem maiores lucros, porém maiores dificuldades no gerenciamento de prazos e fluxo de informações.
Em vista disso, as tecnologias de TI voltadas para o setor logístico têm facilitado o controle estratégico das empresas, proporcionando redução de custo e melhorias em qualidade e tempo de atendimento, mostrando-se um universo de oportunidades ainda a serem exploradas.
Neste trabalho vou discutir as tecnologias de governança em TI aplicadas à Logística.
Tecnologias aplicadas à logística
A gestão estratégica da Tecnologia da Informação passou a ser primordial para o sucesso das empresas, uma vez que atualmente é necessário administrar uma quantidade cada vez maior de informações, com velocidade e qualidade, sendo que estas são elementos chave de integração entre as áreas de negócios de uma empresa.
Uma abrangente análise de cenários conduz à redução de “surpresas” aos sistemas, muitas vezes burocratizados, das companhias. Os tempos de reação são reduzidos através de uma eficiente governança em TI, bem como a análise de lead times de produção, caminhos críticos e a determinação de gargalos.
Um dos sistemas mais disseminados e que cumpre