Desenvolvimento Gerencial em Empresas de TI
CLÁUDIO SILVA DA CRUZ
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS RELACIONADAS
À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO
Atualmente, a maioria das organizações está inserida em ambientes de rápidas mudanças e acentuada evolução tecnológica, marcados, principalmente, pela velocidade de disseminação das informações. Ante a necessidade de desenvolver novas competências que assegurem elevados níveis de competitividade nesse novo contexto, tais organizações voltam sua atenção para a gestão do conhecimento com o fim de obter melhores resultados. Nesse contexto, o incentivo à criação e disseminação do conhecimento, à pesquisa e à inovação deve ser visto como parâmetro fundamental para novos modelos gerenciais, mais adequados às perspectivas atuais, pois essas práticas são reconhecidamente usadas para criar o diferencial da gestão capaz de estabelecer vantagem competitiva para a organização.
A implementação do novo paradigma da gestão do conhecimento requer elevada competência gerencial. Mas, infelizmente, verifica-se a escassez de modelos estabelecidos para gestão e desenvolvimento de competências gerenciais, o que afeta negativamente indivíduos e organizações. Por um lado, os candidatos a gerentes não dispõem de parâmetros claros que orientem seu desempenho; por outro, faltam ferramentas às organizações para identificar quais são as competências requeridas de seus gerentes e, principalmente, como elas podem ser desenvolvidas de modo efetivo.
Gestão do conhecimento implica também a intensificação do uso da informação, o que somente pode ser viabilizado pela Tecnologia da Informação (TI). De acordo com Rockart et al. (1996,
p.53), dois novos fatores produtivos – a informação e a Tecnologia da Informação – revelam-se tão importantes quanto os fatores tradicionais – dinheiro, pessoas, máquinas e matérias-primas. E nas palavras de Stewart:
É difícil encontrar um único setor, empresa ou organização de qualquer espécie que não tenha