O liberalismo segundo Rawls
O liberalismo segundo Rawls é sustentado por dois princípios: o princípio da liberdade e o princípio da igualdade.
Antes de abordar cada um, Rawls deixa claro que a democracia só funcionará perfeitamente se os indivíduos que a compõem forem racionais e razoáveis. Deve-se esclarecer que racionalidade e razoabilidade são aspectos diferentes. A racionalidade está baseada na escolha dos meios que se escolhe para chegar a um determinado fim. A razoabilidade é a escolha de meios não só em função de seu fim, mas em função também dos fins de outros. Ser razoável é tentar a cooperação. Ser razoável é abrir mão fim útil de seu objetivo em certa medida.
A democracia liberal deve ser fundada nos dois princípios supracitados (liberdade e igualdade).
Vamos às definições:
O princípio da liberdade fundamenta a ideia de que cada pessoa tem um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdade básicas iguais, que estejam de acordo com as liberdades de todas as outras pessoas.
O princípio da igualdade afirma que as desigualdades sociais e econômicas devem ser maneadas de tal modo que sejam ao mesmo tempo consideradas vantajosas para todos dentro do limites do razoável e estejam vinculadas a posições e cargos acessíveis à todos, ou seja, todos tenham igualdade de oportunidade.
Há um terceiro princípio que está embutido no princípio da igualdade, que é o princípio da posição original. Todos merecem uma proteção individual que deve ser fornecida pelo liberalismo político essa proteção é a igualdade política e igualdade de oportunidade. Entende-se então que para Rawls a democracia liberal deve ser fundada na liberdade política e na liberdade de oportunidade, sendo essas duas igualdades deveres em