Resumo sobre rawls
A Theory of Justice and Political Liberalism
Introdução:
John Rawls, nascido em Baltimore, foi professor de Filosofia Política da Universidade de Harvard.
Em uma época que pensavam que a Filosofia Política estava “morta”, ele lança uma de suas principais obras, A Theory Of Justice (Uma Teoria da Justiça). Escreve também Political Liberalism (Liberalismo Político), The Law of Peoples (O Direito dos Povos), Lectures on the History of Moral Philophy (História da Filosofia Moral) e Justice as Fairness: A Restatement (Justiça como Equidade: uma reformulação).
Entretanto vou aqui destacar a importancia de duas de suas obras: Uma Teoria da Justiça (Justiça Metafísica), que parte da liberdade e igualdade de modo a priori, ou seja, sem a necessidade da experiencia humana, para chegar a um conjunto de direitos que visam o autorrespeito da pessoa. Também é uma obra onde Rawls tenta conciliar duas correntes clássicas: liberalismo e democracia. E como continuidade Rawls escreve Liberalismo Político, que sai do campo da justiça metafísica e entra no campo da justiça política.
Parte I: A Theory of Justice
I.I – Justiça Como Equidade – Fairness
Para Rawls, a Justiça é a estrutura base da sociedade e a primeira virtude das instituições sociais. Ele concebe a sociedade como um todo, e as suas instituições como corpos, negando pois uma visão individualista, que recai por vezes num utilitarismo que é combatido ao longo da obra e alheio à ideia contratualista em que a ideia de justiça como equidade se apoia.
A definição Rawlsiana de sociedade – “uma associação de pessoas mais ou menos auto-suficiente que, em suas relações umas com as outras reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias” (RAWLS:4) – prova-o e contém em si outro elemento essencial: a admissão, por esse mesmo grupo social, de regras de conduta vinculativas.
Rawls adota uma conceito clássico de justiça, reconhecendo a existência de um conflito de interesses e a necessidade de encontrar um