Como evitar a obstrução do MOP em sondas de perfuração
Salvador - Bahia
2014
COMO EVITAR A OBSTRUÇÃO DO MOP – MUD OPERATED PULSER, UTILIZANDO FILTROS DO TIPO PENEIRA, PARA RETER OS DETRITOS PRESENTES NA LAMA DE PERFURAÇÃO?
Projeto de pesquisa apresentado como requisito de avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Jorge Amado, sob orientação do Prof. Frederico Andrade.
Salvador - Bahia
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
01.
2. Justificativa
02.
3. Objetivos
03.
4. Problema
04.
5. Hipótese
04.
6. Metodologia
04.
7. Resultados Esperados
05.
8. Cronograma
05. Referências Bibliográficas
06.
1. INTRODUÇÃO
Muito se discute sobre perfuração em poços de petróleo em todo o mundo, com o desejo de obter maior conhecimento sobre áreas de perfuração de poços, junto as suas especificações como práticas de perfuração, segurança entre outros. Para que o petróleo chegue até a superfície, é necessário perfurar um poço que atinja um reservatório e o faça levar até a superfície. Nas atividades de perfuração de poços de petróleo utilizam-se sondas de perfuração, que consiste em um conjunto de equipamentos bastante complexo.
O pulso de operador de lama (MOP) é a ferramenta que tem o papel de fazer a ligação de comunicação entre o MWD – Measurement-While-Drilling e o equipamento de superfície da sonda. Este é um simples sistema de telemetria de pulsos por lama, mas muito eficaz, que transmite os dados medidos diretamente a partir dos equipamentos de medição “Eletronicos” de dentro do poço para a superfície. Este dispositivo está localizado na parte superior do MWD onde é fixado em um colar de perfuração(Figura 01). Figura 1 - Ferramenta no colar da