Arquimedes de Siracusa
“Deem-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei a terra.”
Nascimento e Educação
Nascido em Siracusa/Sicília (Colônia grega) aproximadamente no ano de 287 antes de cristo, Arquimedes do grego Arkhimedes, foi um notório matemático, inventor, engenheiro, astrônomo grego e físico. Em Alexandria (no atual Egito) centro intelectual do mundo na época, concluiu sua educação ao lado de grandes matemáticos e astrônomos baseando-se nos estudos do livro Os elementos de Euclides, muitas vezes referido como “Pai da Geometria”. Arquimedes era filho de Fídias, um astrônomo aristocrata e ao que tudo indica um bom matemático também. Pois como dito por seu filho, na obra O Contador de Areia, estabeleceu cálculos aferindo a magnitude entre o diâmetro do Sol e da Lua.
Inventos e Deduções
Ao regressar a sua cidade natal, iniciou muitos projetos na área da matemática, mecânica e hidrostática. Um exemplo na área da matemática foi à formulação da área da superfície e do volume da esfera, como também para os cilindros nos quais a esfera pudesse se ajustar. Determinou o valor do número irracional π = 3,1416..., fruto da divisão do comprimento da circunferência pelo seu diâmetro. Além disso, analisou as propriedades da parábola, além de utilizar o método da exaustão para calcular áreas (“quadratura”). O arcaico método da exaustão consistia em atribuir dentro da área da figura almejada, uma sequência de polígonos cuja soma das áreas tende para a área da figura inicial. Foi desenvolvido pelo matemático e astrônomo grego Eudoxo de Cnido séculos antes.
Na área da hidrostática, chegou à ideia da gravidade específica, denominada de "Princípio de Arquimedes", no qual afirmou "Qualquer corpo mais denso que um fluido, ao ser mergulhado neste, perderá peso correspondente ao volume de fluido deslocado". Passou então a comparar o peso de um volume com o correspondente de água.
Na área da Mecânica inventou a