o legado da copa de 1950
Belém-Pará
2014
Introdução
A primeira copa do mundo que ocorreu no Brasil aconteceu no ano de 1950. Nessa época o Brasil, era de fato, outro. A maioria de sua população vivia no campo, a guerra tinha acabado e novamente o campeonato de futebol iria acontecer no Brasil.
Nos anos de 1950, o Brasil sediava pela primeira vez uma Copa do Mundo. Escolhido em 1946 para ser sede do mundial em 1949, o país viu a FIFA adiar a competição em um ano para que as seleções da Europa pudessem se reestruturar- a Segunda Guerra Mundial arrasou o continente e deixou o mundo sem o evento desde 1938. Foi, inclusive por causa dos efetivos ataques do conflito que a entidade decidiu levar o mundial para a América do Sul e o Brasil, como candidato único, foi o eleito.
Na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, 13 seleções disputaram o Mundial. A Copa de 1950 foi idealizada para 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro. No entanto, antes do início do torneio, Escócia, Turquia e Índia, que estavam classificadas para o torneio, desistiram de disputar a Copa. Assim, 13 seleções estiveram no Mundial.
As exigências da FIFA eram bem menores, em comparação com as da atualidade. Havia apenas vistorias nos Estádios. Eles visitaram o Brasil apenas duas vezes: uma vez no final de 1949 para checar as obras do Maracanã e depois em maio de 1950, quando já ficaram até o início do campeonato. Então, eles pediam um determinado tamanho para o campo de futebol, exigiam uma área para jornalistas, um vestiário adequado e nada a mais do que isso. Em relação ao contexto político brasileiro, pode-se dizer que vivia um breve período democrático, onde os principais presidentes desse período foram Getulio Vargas (que governou entre 1951 e 1954) e Juscelino Kubitschek (1956-1961), ambos eleitos por voto direto. O voto era permitido para maiores de 18 anos, e os analfabetos –