COPA DO MUNDO 2014
O Brasil foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Porém nessa edição, com vários prós e contras a pergunta que fica é a seguinte: COPA DO MUNDO NO BRASIL? SIM? NÃO? AMBAS? POR QUÊ? A seguir, mostramos alguns dos legados ou consequências que esse evento poderá deixar ao país.
Copa do Mundo no Brasil O anúncio da notícia de que o Brasil seria a sede da IV Copa do Mundo de futebol em 1950, ocorreu em um momento de significativas mudanças na trajetória do país nas áreas política, econômica e social.
No contexto internacional, a II Guerra Mundial terminava em 1945, abrindo a possibilidade de continuação das edições da Copa do Mundo, interrompidas desde 1938. É geralmente reconhecido que a IV Copa do Mundo se realizou no Brasil em virtude de nenhum país europeu ter condições de sediar o evento logo após a guerra.
Já no plano nacional, alguns meses antes da decisão da FIFA, encerrava-se o Estado Novo através da realização das primeiras eleições diretas após 15 anos. A partir de 1942, a ditadura de Getúlio Vargas, bastante pressionada pelos contextos externo e interno, passou a orientar suas ações no sentido de realizar uma transição para um regime mais aberto. Dessa forma, procurou aprofundar o processo de busca por maior legitimidade de seu governo frente às camadas populares, através de propaganda governamental no rádio e na imprensa escrita de novas concessões à classe trabalhadora como a