Modernismo (apenas um resumo)
Para contrapor o Parnasianismo, movimento que era extremamente metrificado e forma, o Modernismo vem com o verso livre como uma de suas características principais. Com uma linguagem mais voltada para o português falado pelo povo sendo representado por Mário e Oswald de Andrade.
- Primeira fase do Modernismo:
O período mais radical, pois era necessário que se definisse o fim das estruturas do passado. A quebra com o Parnasianismo. O Modernismo vem com um caráter anárquico e destruidor.
Poetas:
* Mário de Andrade: Português do povo. Fala simples.
*Oswald de Andrade: Realidade brasileira.
* Manuel Bandeira: Liberdade, seja de conteúdo, seja de forma.
* Antônio Alcântara Machado: Retrato humano de São Paulo e dos imigrantes italianos.
- Segunda fase do Modernismo:
Contextualiza num cenário de maiores transformações do século XX, um período conturbado nacional e internacionalmente. No âmbito internacional, vive-se a depressão econômica, acompanha-se o avanço do nazifacismo e a Segunda Guerra Mundial. No plano nacional, Getúlio Vargas assume o pode e revela-se ditador, no Estado Novo.
“Passa-se a questionar a realidade com mais vigor e, fato extremamente importante, o artista passa a se questionar como indivíduo e como artista em sua “tentativa de explorar e interpretar o estar-no-mundo”. O resultado é uma literatura mais construtiva e mais politizada, que não quer e não pode