O pré - modernismo
O Pré – Modernismo
Nome: Renan Gabriel de Deus nº47 3ºE
O Pré-Modernismo
O que foi?
O pré-modernismo foi um período literário brasileiro que marca a transição entre o simbolismo e modernismo e o movimento modernista seguinte. Em Portugal, o pré-modernismo configura o movimento denominado saudismo.
Características
O pré-modernismo é um movimento literário tipicamente brasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo é um período anterior á Semana da Arte Moderna de 1902.
Didaticamente, esse movimento literário tem inicio em 1902 com a publicação do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha e com a publicação do livro Canaã de Graça Aranha. O Pré-Modernismo é um período de transição, pois ao mesmo tempo em que encontrávamos produções conservadoras com as poesias parnasianas e simbolistas, encontrávamos as primeiras produções de caráter mais moderno, preocupadas com a realidade brasileira da época.·.
Importância para a Literatura Brasileira
O Pré-modernismo fio um período brasileiro que marca a transição entre o parnasianismo e simbolismo e o movimento modernista seguinte.
Autores Do Pré – Modernismo
Augusto dos Anjos (1884/1914)
Formou-se em direito, mas foi sempre professor de Literatura. Nervoso, misantropo e solitário, este possível ateu morreu de forte gripe antes de assumir um cargo que lhe daria mais recursos.
Publicou apenas um único livro de poesias, Eu, mais tarde reeditado como Eu e outras poesias. Sua obra é cientificista, profundamente pessimista. Sua visão da morte como o fim, o linguajar e os temas usados por muitos são considerados como sendo de mau gosto, mas caracterizam sua poesia como única na literatura brasileira.
"Já o verme — este operário das ruínas — / Que o sangue podre das carnificinas / Come e à vida em geral declara guerra,”.
Trabalhou, assim como parnasianos e simbolistas, com sonetos e verso decassílabo. Sua visão de mundo e a interrogação do