Ficha de leitura do livro Cidadania, classe social e status.
PÁGINA
TEXTO
61
“[...] a reivindicação de todos para gozar dessas condições é uma exigência para ser admitido numa participação na herança social, o que, por sua vez, significa um reivindicação para serem admitidos como membros completos da sociedade, isto é, como cidadãos.” T.H. Marshall entende que esta é a hipótese sociológica latente no ensaio de Alfred Marshall.
62
T.H. Marshall afirma que Alfred Marshall “postula que há uma espécie de igualdade humana básica associada com o conceito de participação integral na comunidade – ou, como eu diria, de cidadania – o qual não é inconsistente com as desigualdades que diferenciam os vários níveis econômicos na sociedade. Em outras palavras, a desigualdade do sistema de classes sociais pode ser aceitável desde que a igualdade de cidadania seja reconhecida”
“A igualdade humana básica da participação, por ele (Alfred Marshall) sugerida, na minha opinião tem sido enriquecida com nova substância e investida de um conjunto formidável de direitos.”
63
“O elemento civil é composto dos direitos necessários à liberdade individual – liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, pensamento e fé, o direito à propriedade e de concluir contratos válidos e o direito à justiça.[...] Por elemento político se deve entender o direito de participar no exercício do poder político, como um membro de um organismo investido da autoridade política ou como um eleitor dos membros de tal organismo. As instituições correspondentes são o parlamento e conselhos do Governo local. O elemento social se refere a tudo que vai desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança ao direito de participar, por completo, na herança social e levar a vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade. As instituições mais intimamente ligadas com ele são o sistema