Axiomas de Comunicação
É impossível não comunicar.
Não existe um não comportamento ou, ainda em termos mais simples, um indivíduo não pode não se comunicar.
Tampouco podemos dizer que a “ comunicação” só acontece quando é intencional, consciente ou bem sucedida, quando ocorre uma compreensão mútua.
A impossibilidade de Não Comunicar - Um indivíduo não pode não se comportar, porque todo comportamento, gesto, silêncio, atividade, inatividade, numa situação interacional tem valor de mensagem, tudo é comunicação. O conteúdo e níveis de relação da comunicação.
Qualquer comunicação implica um compromisso e, por conseguinte, define a relação. Uma comunicação não só transmite informação, mas, ao mesmo tempo, impõe um comportamento. Essas duas operações acabaram sendo conhecidas com os aspectos de "relato" e de "ordem" de qualquer comunicação. O relato transmite os "dados" da comunicação, a "ordem" diz como essa comunicação deve ser entendida. Pontuação da sequência de eventos.
Este axioma diz respeito à interação, a troca de mensagens entre os comunicantes. Para um observador externo, uma série de comunicação pode ser vista como uma sequência ininterrupta de trocas. A pontuação organiza os acontecimentos comportamentais e a sequência da pontuação pode ser positiva ou negativa. A discordância na pontuação e a sequência de eventos são a raiz de inúmeras dificuldades e lutas em torno das relações. Tomemos como ex. um problema de casal, em que o marido contribui com retraimento passivo às censuras críticas e irritantes da mulher. O marido dirá que seu retraimento é por causa das implicâncias da esposa, enquanto esta, dirá que esta explicação é uma grosseria e distorção do que acontece mesmo no casamento, isto é, ela o critica pela sua passividade. "Eu me retraio porque você implica". "Eu implico porque você se retrai". Na psicoterapia conjunta com casais, aparecem as divergências sobre elementos de uma