Princípios de Comunicação em Liderança
Pragmática da Comunicação Humana é o título do livro publicado em 1967 por três pesquisadores do comportamento humano pela teoria psicológica sistêmica, Watzlawick, Beavin e Jackson.
O livro trata de axiomas básicos da comunicação humana, seus padrões e suas patologias. Um primor para o estudo da comunicação em liderança.
Para os autores, toda comunicação possui sintaxe, semântica e pragmática. Sintaxe é a estrutura utilizada por toda e qualquer comunicação humana, como os canais, os códigos. A semântica se preocupa com o significado que é sempre convencionado por um grupo. Já a pragmática é o estudo do que é afetado na psique humana devido à comunicação. Pragmática é Psicologia.
Dentro da pragmática da comunicação, os autores apresentam um axioma básico: é impossível não se comunicar. Os autores com isso querem dizer que o comportamento está sempre comunicando. É impossível não se comportar. Mesmo parado, você está se comportando e logo, comunicando.
O texto Motivações Ocultas dos Liderados expõe de forma simples uma forma de comunicação latente nao dita por palavras e para a qual o líder deve se atentar a fim de não se perder na liderança.
Podemos estender este primeiro axioma à história comportamental do líder. Como o objetivo básico da liderança é a influência, precisamos concluir que tudo o que o líder faz e fez contribui para comunicar algo. Comportamento é sempre comunicação.
Logo, o seu histórico comunica ao grupo algo de você. Seus diplomas, sua formação, seu caráter, sua rede de relacionamentos, os lugares onde passou, tudo serve para dizer do líder. Nesse sentido, a comunicação extrapola o mero sentido de passar informação por um código específico e se define também de maneira mais genérica pelo histórico do comportamento emitido pelo líder.
Logo, líder, você precisa entender que tudo em você é comunicação. Porque comunicação é tudo o que você faz e não somente o que você fala. Assim,