Motivação
Motivação – provocar ação.
Os indivíduos possuem valores, opiniões e expectativas em relação ao mundo que os rodeia, possuindo representações internalizadas do seu ambiente. O termo motivação é usado para designar um problema do individuo isolado, para compreender as suas necessidades e conhecer as causas, formas e direções de suas ações.
Motivação se refere ao comportamento causado por uma necessidade percebida pelo individuo e dirigido aos objetivos que podem satisfazer essa necessidade. Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar, e assim por diante, contínua e infinitamente.
O individuo precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos.
Motivação externa
A pessoa realiza determinada tarefa por ser obrigada, ou seja, são impostas determinações para que a pessoa cumpra. É a forma mais primitiva de motivação, baseada na hierarquia e normalmente utilizando as punições como fator principal de motivação. Trata-se de “fazer o ordenado para não ser punido”, cumprir ordens.
Pressão Social
A pessoa cumpre as atividades porque outras pessoas também o fazem. Ela não age por si, e sim, para acompanhar um grupo e cumprir as expectativas de outras pessoas. Aqui estamos falando de “fazer o que os outros fazem para ser aceito, fazer parte do grupo”.
Automotivação
A pessoa automotivada age por iniciativa própria, em função de objetivos que escolheu. A automotivação é a convicção que a pessoa tem de que deseja os frutos de suas ações. É “fazer o creio ser adequado a meus objetivos”.
FATORES MOTIVACIONAIS
GRUPOS – EQUIPES
Grupo é um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e percebem-se como um grupo.
Edgar Schein
Equipes são grupos de trabalho temporários, ou não, com identidade própria, metas e objetivos específicos e definidos, e que possuem um alto grau de conformidade, apoio e coesão entre seus membros e