Axioma da falha de comunicação topológica inerente a condição humana:
O senso comum é o ato de agir e pensar sem raciocinar, com raízes culturais e sociais. A maior parte do que digo e faço não analiso, mas, algumas vezes, me pego dando importância demais para assuntos ou ações que não sei se foram compreendidas corretamente. É muito difícil interpretar corretamente os outros e suas premissas e referências e inferências.
Vamos pensar livremente: premissa significa o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, ou a um estudo que levará a uma conclusão. Inferência é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecidas. Referência é um símbolo.
Uma referência pode ser comparada a um endereço. Ela é um pequeno identificador com o qual podemos encontrar uma memória, ou simbologias interconectas, potencialmente muito maiores que a própria referência.
Como na linguagem todos os conceitos são acessados através de referências é necessário testar se duas referências referenciam o mesmo objeto, e se objetos referenciados tem o mesmo conteúdo. Na maioria das vezes distorcemos a mensagem ao interpretar o conteúdo com base em referências distintas das do mensageiro. O problema é o efeito dominó que nossas interpretações existências desencadeiam.
Melhor não esquentar muito a cabeça com o que os "outros" pensam. Existir e comunicar-se com os outros pode ser apenas uma coleção de fragmentos desconexos: hipóteses mal formuladas, pouco desenvolvidas, com premissas e lógica questionáveis e/ou erroneamente interpretadas...
Não compensa irritar-se com o que realmente não compreendemos. :)
Ame o próximo, ame a si mesmo e aproveite bem o dia...