Teoria Sistêmica - Axiomas da Comunicação - Correlação com o filme Cisne Negro
FACULDADE DE PSICOLOGIA
“Cisne Negro”
Uma análise do filme através dos axiomas da comunicação pela teoria Sistêmica
Aluno:
Professora:
6° Período – Noite – Coração Eucarístico
A escolha do título do filme, Cisne Negro, se deu pela admiração da história e riqueza de conteúdo percebido em estudos e análises anteriormente feitos por outras teorias relacionadas à psicologia.
Para melhor entendimento, a história tem seu foco em uma bailarina clássica dedicada, Nina, que almejava o papel principal na obra “O Lago dos Cisnes”. Após conseguir o papel, ela se defronta com questões intrínsecas que se agravam pelo fato de, na obra, ter de interpretar duas personalidades opostas. A personagem, em situações recorrentes tem alucinações além de, apresentar situações que, se assemelham à algum distúrbio dissociativo de personalidade.
Nina já apresentava um histórico de automutilação, o que constantemente preocupava sua mãe, uma ex-bailarina que largou a carreira em prol da criação filha.
Conforme a data da grande apresentação se aproxima, os acontecimentos confusos na cabeça de Nina acontecem com maior frequência. Estes envolvem pessoas do círculo de convivência dela. Uma noite antes da apresentação Nina entra em crise após ver seu mentor artístico e professor, o qual ela alimenta uma paixão secreta, em relações sexuais com uma colega que julga estar tentando tomar o seu lugar a qualquer custo. No dia seguinte, da grande apresentação, ainda em crise ela se apresenta e, durante os intervalos dos atos, numa briga com a tal rival ela a mata, oculta o corpo e continua a apresentação, porém, já vivenciando a realidade de uma outra personalidade, esta que ela acredita ser o cisne negro. A vivência é tão forte que Nina chega a se ver com penas e plumas durante a apresentação. Posteriormente ela percebe que, a rival assassinada, na verdade está viva, e o golpe fatal foi