Paul watzlawick e a teoria dos axiomas da comunicação
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito do terceiro ano da Licenciatura de Tecnologias de Comunicação e Multimédia do Instituto Superior da Maia. Visa fazer a integração dos conteúdos programáticos da Cadeira de Ética e Deontologia em Relatórios Críticos de apreciação pessoal.
O relatório será dividido em três partes, sendo elas: Inicialmente descrever a biografia do autor, seguido da enumeração das suas obras editadas e por último elaborar as conclusões/reflexões finais sobre todo o trabalho.
Biografia
Paul Watzlawick nasceu em Villach, na Áustria, a 25 de Julho de 1921. Foi um dos mais notáveis teóricos da Teoria da Comunicação e tem importantes trabalhos ao nível das Terapias Familiares e na Psicoterapia. É um dos fundadores da Mental Research Institute de Palo Alto na Califórnia.
Após ter completado os estudos fundamentais na Áustria, ingressou na Universidade de Veneza, onde estudou Psicologia e Filologia, tendo terminado os seus estudos em 1949.
Trabalhou em Zurique com Carl Gustav Jung e 1957 continuou o seu trabalho de investigação na Universidade de El Salvador.
Em 1960, Don D. Jackson convidou-o a ser um dos fundadores do Mental Research Institute of Palo Alto, onde conjuntamente com os seus colegas desenvolveram a teoria do “double bind”, mas o seu grande trabalho foi ao nível da teoria da comunicação, trabalho esse desenvolvido em parceria com Gregory Bateson.
Algumas das Obras Editadas
• Cambio (com John Weakland e Richard Fisch), 1976 • A Realidade é Real?, 1979 • A Linguagem da Mudança, 1980 • Teoria da Comunicação Humana (com Janet Beavin e Don Jackson), 1981 • A Arte da Mudança (com Giorgio Nardone), 1990 • A Construção do Universo (com Marcelo R. Ceberio), 1998
Crítica
Uma das obras mais emblemáticas deste autor é o livro " A Real é Real?" e como defende Watzlawick, numa versão psicológica do