eletroerosao
Trabalho Processos de Usinagem
Usinagem por eletroerosão.
Glênio Zaltron
Santo Ângelo
2014-06
1 Introdução
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de eletroerosão, demonstrando como ocorre o processo, qual o seu objetivo, suas limitações e aplicações no mercado atual.
2 Metodologia
Eletroerosão:
A eletroerosão por penetração baseia-se na destruição de partículas metálicas por meio de descargas elétricas. O processo ocorre da seguinte forma a peça e eletrodos são mergulhados num recipiente que contém um fluidoisolante, chamado dielétrico normalmente óleo mineral e ou querosene. Tanto a peça como oeletrodo estão ligados a uma fonte de corrente contínua,por meio de cabos. Geralmente, o eletrodo tem polaridade positiva e a peça, polaridade negativa. Um dos cabos está conectado a um interruptor, que aciona e interrompe o fornecimento de energia elétrica para o sistema. Ao ser ligado o interruptor, forma-se uma tensão elétrica entre o eletrodo e a peça.
De início, não há passagem de corrente, já que o dielétrico atua como isolante. Quando o espaço entre a peça e a ferramenta é diminuído até uma distância determinada, o dielétrico passa a atuar como condutor, formando uma “ponte” de íons entre o eletrodo e a peça.
Produz-se, então, uma centelha que superaquece a superfície do material dentro do campo de descarga, fundindo-a. Estima-se que, dependendo da intensidade da corrente aplicada, a temperatura na região da centelha possa variar entre 2.500°C e 50.000°C.
O processo de erosão ocorre simultaneamente na peça e no eletrodo. Com ajustes convenientes da máquina, é possível controlar a erosão, de modo que se obtenha até 99,5% de erosão na peça e 0,5% no eletrodo.
O processo de eletroerosão a fio possui os mesmos principios básicos de funcionamento que o processo por penetração. A diferença é que, neste processo, um fio de latão ionizado, isto é, eletricamente carregado, atravessa a peça submersa em