Cultura e Cidadania
Cultura(s), Cidadania e Desenvolvimento
Autor:
Danilo Garcia
Imagem da capa:
Steve Snodgrass, Wikimedia Commons (2009)
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Coimbra, 2013
Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Fontes de Informação Sociológica sob orientação de Paula Abreu e Paulo Peixoto (ano letivo 2013-2014)
ÍNDICE
ANEXO A
Página da Internet Avaliada
ANEXO B
Texto de suporte da ficha de leitura
1. Introdução
No âmbito do regime da avaliação contínua da unidade curricular de Fontes de Informação Sociológica, lecionada pelo Professor Doutor Paulo Peixoto e pela Professora Doutora Paula Abreu, foram propostos por estes vários temas para serem desenvolvidos pelos alunos para o trabalho da referida cadeira.
A minha escolha recaiu sobre o terceiro tema: “Cultura (s), Cidadania e Desenvolvimento” pois é um assunto bastante atual e preocupante.
Neste trabalho irei fazer várias abordagens ao conceito de cultura, cidadania, cidadania cultural e por fim do desenvolvimento das mesmas. Visando abrir o debate relativamente a estas questões, já que estão fortemente relacionados com questões económicas e políticas, não podendo, ser debatidos da mesma forma.
2.Estado das Artes
2.1.Cultura
2.1.1.Conceitos gerais de cultura
O conceito de Cultura apareceu em 1871 com a união de dois conceitos: Kultur - termo que traduzia os aspetos espirituais de uma comunidade; e Civilization – termo que se refere às ações materiais de um povo.
Este foi definido por vários pensadores das ciências sociais, ou seja, tem várias definições.
A mais comum das definições de cultura foi a definição dada por Edward B. Tylor: “um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” (Tylor apud