Cultura e cidadania
Daniel Nepomuceno é natural de Belo Horizonte, bacharel em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Barcelona (Espanha). Casado, é filho do desembargador José Nepomuceno da Silva e da dona de casa Lúcia Angélica Diniz Nepomuceno e irmão da juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Luciana Diniz Nepomuceno.
Além de vereador por Belo Horizonte, Daniel é vice-presidente municipal do PSB, partido em que milita desde os tempos de estudante, e desde 2008, é vice-presidente do Clube Atlético Mineiro.
De família de juristas, Daniel sempre teve a formação de respeito a lei e sempre trabalhou pelo direito do cidadão. Diferente de boa parte dos parlamentares, Nepomuceno iniciou o caminho na política de forma inversa. Atuou em diversos setores do executivo para depois assumir o cargo de vereador.
O vereador já passou pela Câmara Municipal de Belo Horizonte como assessor parlamentar e pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, onde trabalhou com o deputado Durval Ângelo. Em 2009, recebeu o convite para assumir a Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte, em seguida, assumiu o cargo de secretário-adjunto na Secretaria de Estado de Defesa Social, cargo que considera de extrema importância para sua carreira.
Daniel tem o firme propósito de representar a população por meio de proposições políticas que dêem ao cidadão oportunidade de participar na consolidação de ações que visem o bem estar coletivo.
Para o vereador, política participativa não faz apenas por meio de projetos e proposições de leis. Assim sendo, a defesa de projetos que vão ao encontro do anseio coletivo é um dos mecanismos mais eficientes para beneficiar as comunidades em seus intentos. No entanto, para o Vereador a política, de maneira mais ampla, possibilita um olhar difuso às necessidades maiores daqueles que mais necessitam.
Para Daniel Nepomuceno, o