Augusto comte
Augusto Comte
Nascido dez anos depois da Revolução Francesa, Augusto Comte (1798-1857) é considerado o Pai da Sociologia.
Pensadores e Tendências do Ensino da Sociologia:
► Augusto Comte ► Émile Durkheim ► Karl Marx ► Max Weber
Foi ele que pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, em seu Curso de Filosofia Positiva. Segundo Comte, os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais.
O Positivismo de Comte
O Positivismo de Comte foi um vasto e heterogêneo movimento de pensamento que surgiu em meados do século XIX na França e depois se difundiu por todo o Ocidente até tornar-se a tendência hegemônica do fim do século. O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Para os Positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos.
Etapas do Pensamento de Comte
Lei dos três Estados, no qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução passar por três estados diferentes. Segundo essa Lei, o espírito humano teria passado por três fases (estados) sucessivas: São eles: Estado Teológico, Metafísico e Estado Positivo.
1º Estado - Teológico
O estado teológico: seria aquele em que os homens atribuíam aos deuses as causas dos diversos fenômenos vivenciados no dia-a-dia. Na busca da causa última para tudo, chegou-se à elaboração do monoteísmo, unificando as diversas divindades num só Deus. A tese: O estágio teológico representa a infância da humanidade.
2º Estado - Metafísico
O estado metafísico ou abstrato. Nele, os homens buscavam explicações racionais para os fenômenos, mas, de forma ingênua, ainda procuravam essências na natureza. A tese: O estágio metafísico representa a juventude da humanidade.
1
16/04/2013
3º