Augusto comte
O que é Sociologia segundo Augusto Comte?
Sociologia Comte corresponde à tese de doutoramento de Leita Oliveira Benoit, em Filosofia Política, na Universidade de São Paulo, em que a autora pretende caracterizar a gênese da sociologia de Augusto Comte (o fundador do Positivismo), pensador que, segundo o livro, para elaborar aquela ciência, transitou sucessivamente da economia política para a história e desta para a biologia, antes de finalmente constituir a Religião da Humanidade.
Abundante em citações de Comte, o estudo apresenta a virtude inegável de amparar-se na letra do próprio autor que explora, o que permitiu-lhe à autora um controle direto das fonte primárias, evitando a intermediação de terceiros e, de consequência, interferências que poderiam eventualmente comprometer a originalidade do seu pensamento, o que não é pequeno mérito em se tratando de um autor pouco traduzido para o português e de leitura frequentemente difícil em suas duas principais obras, o Sistema de Filosofia Positiva e o Sistema de Política Positiva.
Outro mérito a assinalar, radica em que, documentando a argumentação desenvolvida com a letra de Comte, o livro permite despertar a atenção do leitor para os ricos aspectos do pensamento positivista, pouco lembrados no Brasil atualmente. Neste sentido, Sociologia Comte funciona, até certo ponto, como obra de divulgação e como incitação a novas pesquisas. Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia.
O que é Física Social?
Objetiva-se por Física Social, a ciência que compila o estudo dos fenômenos sociais. Vale ressaltar que fenômeno caracteriza-se pela capacidade humana de explicar-se através da exploração dos sentidos. Dessa forma, o objetivo dessa ciência por assim dizer é o fruto e resultados de