AUGUSTO COMTE
O francês Augusto Comte, mais conhecido como "O homem que quis dar ordem ao mundo", filósofo que fundou a sociologia, e tido como pai do positivismo, trabalhou incessantemente na criação de uma filosofia positiva. Desde criança, apresentava grande interesse pelas ciências naturais, e questões históricas e sociais. Comte viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções, e a cada dia ele procurava apenas melhorar sua teoria tendo como base, teorias de outros filósofos, aprimorando seus pensamentos, conceitos, para ter onde se apoiar na explicação das mesmas. Na ciência Comte procurava fatores para explicar o que nelas, decorria da realidade dos fatos e permitia a criação de leis naturais, onde orientava - se o homem a agir de modo que modificasse a natureza.
Nos fundamentos do positivismo, o filósofo dava a ideia de que tudo se refere ao saber humano, onde pode ser sistematizado de acordo com os princípios dotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas, aplicando também os fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos as leis gerais como as da física. O cerne da sociologia cujo objetivo era o planejamento da organização social e política, partia da análise científica aplicada à sociedade.
BIOGRAFIA
Augusto Comte é considerado um dos principais representantes do pensamento Positivista. Sendo assim, possui a tese de que os conhecimentos não possuem nenhum tipo de relação com crenças (Deus), ou fenômenos naturais (natureza), acredita em aspectos que possam ser comprovados cientificamente. Comte crio o positivismo que é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando a teologia e a metafísica.
OBRAS DE COMTE
Dentre as principais obras de Augusto Comte podemos destacar:
Opúsculos de filosofia social (1816-1828)
Sistema de política positiva (1851-1854)
Catecismo positivista (1852)