Augusto Comte
Nascido em Montpellier (FRA), Augusto Comte foi um filósofo Francês, fundador da sociologia e do positivismo, torando-se conhecido como “O pai da sociologia/positivismo”. Comte fundou o positivismo, corrente filosófica que tinha como objetivo reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Redigiu também o Sistema de política positiva entre 1851 e 1854, no qual expôs algumas das principais consequências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafisica, propondo uma interpretação pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo soluções para os problemas sociais; no volume final da obra apresentou as instituições principais de sua “Religião da Humanidade”, também conhecido como “Positivismo religioso”*¹.
*¹:O Positivismo religioso criado por Comte, tem semelhança com as demais religiões, pois possui dogma, culto e regime, templos e capelas, sacramentos, sacerdotes, etc. todavia, uma particularidade distingue-a radicalmente: ela é uma religião "positiva" ou "científica". Assim sendo pode-se classificar o Positivismo religioso como monista (doutrina a qual há unidade nas forças da natureza e da realidade, ligando-se a um princípio único) e naturalista. Nela não há espaço para o sobrenatural (Deus), pois todos os fenômenos tem origem e causa na natureza.
Para Comte, a Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Os estudos da sociedade deveriam ser feitos com espírito científico e objetividade.
Quem foi Augusto Comte?
Nascido em Montpellier (FRA), Augusto Comte foi um filósofo Francês, fundador da sociologia e do positivismo, torando-se conhecido como “O pai da sociologia/positivismo”. Comte fundou o positivismo, corrente filosófica que tinha como objetivo reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Redigiu também o Sistema de política positiva entre 1851 e 1854, no qual expôs algumas das principais consequências de sua