Cultura e cidadania
Cultura e Cidadania
Leandro
O que faz do brasil,Brasil?
‘O Carnaval’
Alunas: Carolina Fabris, Lara Gori, Letícia Paes, Rafaela Delgado ,Roberta Monteiro, Vanessa Fernandes.
1º Período - Administração – Sala Verde
Introdução:
No capítulo V, ‘O Carnaval’ do livro “O que faz do brasil, Brasil?”, o autor nos trás a divisão da vida entre a nossa rotina e aqueles momentos intitulados por ele como “extra-ordinários”. Em que no dia a dia temos a rotina do trabalho, das obrigações sempre entrelaçados a exaustão do cumprimento de tarefas sem prazer. Somos cobrados o tempo todo pela sociedade em ser o que nos é proposto e em cumprir nossos deveres, mantidos sobre uma hierarquia controladora e com quase nenhuma ou nenhuma mobilidade social.
Já os tais momentos “extra-ordinários” seriam aqueles em que podemos ser o que somos, e de igual pra igual vivenciar uma liberdade de uma vida utópica. Como exemplo desse último momento o autor faz uso do carnaval, nossa festa típica em que fazemos uso de tal liberdade sem limites, nos transformando em nós mesmos e assumindo nossas formas físicas e morais sem pensar em divisões sociais, econômicas ou raciais.
O Carnaval
No Capítulo V o autor nos trás a divisão entre a rotina e os momentos raros em nossas vidas, chamados por ele de “ordinários”, momentos aqueles em que vivemos sem as preocupações diárias, divisões sociais, raciais, econômicas e nos reconhecemos enquanto sociedade iguais e diferentes ao mesmo tempo, ao passo que de igual pra igual conseguimos ser o que somos realmente, cada um com sua singularidade sem precisar representar um estereótipo do que lhe é cobrado.
Bem diferente do que vivemos em nossa rotina, a qual sempre está associada a trabalho e obrigações, momentos exaustivos, onde não só exploramos o corpo, mas também a alma. Momentos em que a hierarquia exarcebada dividi a sociedade em várias camadas, as quais quase não há mobilidade e aquelas mais baixas são submetidas