O jovem Werther
Literatura Universal Letras 3º período
Alessandro Cesar da Luz
O Sofrimento do Jovem Herther
O jovem Herther é alguém que sofre com as injustiças da vida, ele é uma pessoa sensível, bem instruída e possuidora de posses, o que não o impossibilitou de sentir grande tristeza com certas coisas que acaba vendo e que as julga injustas. Contudo vivia de forma alegre e tranquila até que seu coração sente algo totalmente novo e inesperado: o amor de um “anjo” como ele mesmo a qualifica.
Hether vê em Carlota o amor que tanto e por tantas vezes pintou em suas telas e com frequência descreveu em suas cartas, só que a busca desse amor é justamente o início da sua ruína. Ele a tem como um ser ideal, a pessoa perfeita, um ser celestial, porém, será que é isso mesmo, ou seria ela a projeção das suas expectativas. Na minha opinião ele encontra nela o que não encontrou na arte e na cultura, que é uma tentativa de diminuir seu vazio existencial, mas ao perceber que seu amor é impossível, talvez pelos dogmas da sociedade da época, talvez ainda pela amizade e lealdade que nutria por todas as boas pessoas com quem se relacionava, o amor platônico de Herther acaba sendo mais uma fonte de decepção, assim como a arte a cultura e a religião, apesar de demonstrar grande religiosidade.
Herther se vê desamparado diante das situações da vida e diante dos relacionamentos, apesar de ter o que muitos não tinham e com toda a certeza muitos almejavam estar em seu lugar, no entanto isso não era o suficiente para ele.
Fraqueza, força, lealdade ou ainda uma autopunição? Não sei ao certo, só sei que sua tentativa de diminuir seu desamparo diante da vida por todos os fatores já debatidos, inclusive a expectativa do outro, para Herther acaba sendo frustrante e levando-o ao seu terrível fim.