Os Sofrimentos do Jovem Werther.
O livro é "montado" por Wilhelm, amigo do jovem Werther, este, se encontra fora do seu círculo social, onde passa a se comunicar por cartas reorganizadas por Wilhelm para dar sentido ao livro.
Na pequena "cidade" onde começa a viver, Werther se apaixona quase que instantaneamente por Charlotte, porém, ela já está prometida para outro homem, no caso, Albert. Albert foi o último desejo da mãe de Charlotte, pedindo à ela para que se casasse com ele. Sendo assim Lotte não querendo quebrar a vontade da mãe, assume o compromisso de casamento, não escondendo o fato de Werther, sendo assim, desde o começo ele estava ciente que se tratava de um amor impossível.
No começo, Albert se encontrava fora da "cidade", facilitando assim para que Werther se aproxime cada vez mais de Charlotte, frequentando sua casa, indo para alguns passeios e tentando ver Lotte cada vez mais. Alimentando a cada dia que passa seu amor platônico impossível.
Depois de certo tempo, Werther não suportando mais seu amor, tenta se afastar de Lotte, mudando-se para outra região, mas não consegue esquecer a amada, por vezes, tentou afastar esse pensamento, sabia que nunca poderia tê-la para si, mas a certeza cega de que ela também o amava fez com que retornasse para, mortalmente, ser atingido pela paixão.
Charlotte casa-se com Alberto, que passa a ter ciúmes de Werther, este percebendo o embaraço que causa ao casal, continua nutrindo um amor platônico por Charlotte. Werther promete não mais visitá-la e no último encontro com a moça, lê em voz alta, os Cantos de Ossain.
Ambos se comovem, choram, se abraçam e se beijam. O mais sublime e apaixonado beijo da história da literatura, mas em seguida Charlotte repele-o, dizendo que nunca mais quer vê-lo. Charlotte sabia que amava Werther, mas também sabia que este amor era impossível. Assim, ela pediu para nunca mais vê-lo e ele assentiu.
O jovem Werther parte, acreditando que é amado, mas ciente de que é um amor