Os Sofrimentos do Jovem Werther
Ensino Médio
Análise do livro
“Os sofrimentos do jovem Werther”
João Victor Parlagreco n° 20
Leonardo Coelho n° 23
Luís Gustavo n° 26
Matheus Carvalho n° 30
Mateus Rocha n° 40
São Paulo
Junho/2014
Introdução
Entre o fim do século XVIII e o começo do século XIX o primeiro período da era literária romântica, o próprio romantismo, sendo o livro “Os sofrimentos do jovem Werther”, do autor Johann Wolfgang Von Goethe, seu marco inicial.
Neste trabalho temos com objetivo fazer uma analise da obra relacionando seu conteúdo com o conteúdo aprendido em sala sobre o romantismo em geral.
Porque do romance “Os sofrimentos do jovem Werther”?
No ano de 1974 o alemão Johann Wolfgang Von Goethe escreveu seu primeiro grande sucesso, “Os sofrimentos do jovem Werther”, marco inicial do romantismo, e considerado por muitos como obra prima da literatura mundial.
No romance encontram-se características do movimento “Sturm und Drung”, o qual Goethe era adepto na época, tais como elevação de coisas humildes, naturais e intensamente reais, como no caso a dor. O livro possui muitas características do romantismo, tais como a idealização da mulher, a fuga para a natureza e a morte, subjetividade, exaltação do “eu” e um amor nunca realizado, sendo assim um ótimo representante do período.
Análise do conteúdo
A obra de Goethe foi escrita como um romance epistolar, ou seja, escrito como uma série de documentos, com um tom autobiográfico de Goethe, o que indica certo individualismo, característica do romantismo.
O livro na maioria se trata de cartas confessionais de Werther para seu amigo Wilhelm sobre sua estadia na aldeia de Wahlheim (os nomes de lugares e pessoas foram alterados, como o próprio autor indica numa nota de rodapé) onde se encanta pela natureza e pela simplicidade dos camponeses locais, característica comum do Sturm und Drung, e lá conhece Lotte uma bonita jovem que deixa Werther apaixonado, apesar dele saber