O Sofrimento Do Jovem Werther
Werther é um jovem que sai de sua cidade por motivos profissionais, nessa nova cidade conhece Charlotte, uma moça noiva de Alberto por quem ele logo se encanta. Apesar de se apaixonar por Charlotte, Werther começa a nutrir amizade por seu noivo Alberto.
Seus sentimentos são expostos através de cartas que ele manda para Wilhelm, seu amigo e confessor, é a única forma dele viver esse amor sem magoar ninguém, sem fazer nada de errado.
Com o passar do tempo, começa a ficar claro que o sentimento de Werther por Charlotte não é uma simples amizade o que gera ciúmes em Alberto, que chega a pedir que Charllote se afaste da companhia do jovem.
Como boa esposa da época que era Charlotte, ela deixa o convívio com Werther que também tenta se afastar da presença dela, fugindo assim dos seus sentimentos, uma vez que esse tipo de atitude seria errado, seria uma traição, um crime.
Werther se muda, em outra cidade passa a viver no convívio com seus amigos, mas a vida não é mais a mesma, suas idéias já não cabem mais naquela sociedade formal, sua vida não tem mais o mesmo sentido de quando estava na presença de Charlotte.
Certo de não conseguir mais viver longe de Charlotte e contentando-se em estar próximo a ela, ele retorna e no ultimo encontro entre eles, enquanto ele lê a tradução do Canto de Ossain que ela tinha feito, percebe que Lotte está emocionada e tomado pelo seu amor a beija e é retribuído.
Charlotte que até então mantinha sua postura de uma dama burguesa de sua época deixa transparecer seu amor por Werther também, mas ao mesmo tempo o repudia dizendo que não poderia deixar seu marido em nome daquele amor.
Ao se dar conta que esse amor não teria futuro, o jovem decide tirar sua vida já que não suportaria viver sem a companhia de Charlotte, é quando pede a ela as armas de Alberto e se mata com um tiro na cabeça, sendo encontrado no outro dia em seu quarto junto com suas cartas.
O século XVIII foi marcado pela influencia do pensamento