Os Sofrimentos Do Jovem Werther
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes – ICHCA
Curso de Comunicação Social- Relações Públicas.
Resenha critica do livro: Os sofrimentos do jovem Werther.
Maceió – AL
Setembro de 2014
Resenha critica do livro: Os sofrimentos do jovem Werther
Trabalho solicitado pelo Dr. Bispo da disciplina de Estética, aos alunos do 3° período de Comunicação Social, para a obtenção de nota.
Maceió – AL
Setembro de 2014
Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados.
O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. Num estilo completamente adverso a Fausto, mas não menor que neste.
Com base no livro, O jovem Werther se muda para um lugar distante, perto de montanhas e vales, onde a natureza pode se expressar de forma mais completa. Conhecemos muitas dessas paisagens e seus pensamentos, e até mesmo suas aflições, pelas cartas que troca com seu amigo Wilhelm. Em um primeiro momento da história conhecemos detalhes maravilhosos do lugar em que Werther mora, a exuberância das flores e dos campos, a simplicidade da população do lugar, sua humildade. Somos apresentados a personagens simples, como mulheres do campo que sobrevive por um duro trabalho para criar seus filhos. Mas algo acontece que