O jogo e a educação infantil
Os elementos textuais que nos apontam a intertextualidade entre a noticia e a charge são os dados revelados sobre a educação que nos leva a refletir em ambos sobre a alfabetização e o analfabetismos funcional
O que podemos perceber a partir da leitura da noticia é que os dados do primeiro texto são apenas dados comparativos para quem lê, a charge nos leva a uma indignação do desempenho da educação no Brasil, sendo assim nota-se que nos últimos anos muitos terminaram os seus estudos, no entanto o que se vê é que os alunos egressos do 5° ao 9° ano podem ser considerados analfabetos funcionais sabem ler e escrever, no entanto tem extrema dificuldade ao interpretar o que foi lido.
QUESTÃO 2
Ambos os textos tratam do mesmo assunto, porém o primeiro texto aborda a noticia no formato jornalístico caracterizado pelo uso da norma culta da língua portuguesa, com a intencionalidade de levar o leitor apenas uma informação, já à charge aborda o mesmo assunto de forma cômica e irônica com objetivo de produzir no leitor a reflexão sobre o ocorrido.
Os textos são contra o programa, levando o leitor a uma indignação a postura do mesmo, como se eles estivessem incentivando os alunos não se dedicarem em relação às notas para assim serem remunerados ao participarem das aulas de reforço escolar percebe se isso quando o autor do primeiro texto diz: "O Programa é apresentado como se tudo fosse muito natural".
QUESTÃO 3
Segundo dados os alunos permaneceram estagnados, em alguns estados que houve crescimento foi pouco significativo, na charge podemos analisar que o problema ocorre por falta de incentivo de ambas as partes, pois o aluno e o professor não se dedicam por alguns motivos particulares de cada um. Levando a se buscar sempre a media nunca um trabalho com exigência. A razão disso pode se dar pelos baixos salários e falta de incentivo a educação e a conseqüência são os professores desmotivados com seu trabalho sem planejamentos levando cada vez mais