O inpi e as marcas e patentes
Tubarão
2012
RESUMO
No mundo contemporâneo, produtores, comerciantes, industriais, prestadores de serviços e entidades em geral utilizam-se de marcas e sinais distintos para identificarem seus produtos no mercado.Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, onde serão demonstradas as informações e características sobre o INPI e as Marcas e Patentes. Diante disto, fez-se necessário a busca de matérias para a realização de uma pesquisa descritiva com observação explicativa sendo realizado o estudo baseado em INPI e as Marcas e Patentes. Tem-se como objetivo demonstrar que não são apenas os bens materiais que compõem o universo de riqueza de uma empresa. A marca e a patente da empresa, de produto ou serviço é um bem patrimonial intangível que a cada dia cresce e se valoriza, tornando, em muitos casos, mais valiosa do que os demais bens tangíveis da empresa, constituindo-se num dos maiores patrimônios da empresa e representa todos os demais. Em tempos atuais, com a concorrência, é de extrema importância que as organizações tenham uma marca representativa no mercado, e protegida contra a pirataria, plágio e outros crimes se referindo a marca e patentes, visto que nas últimas décadas as marcas e patentes representam a maior parte do capital de uma companhia.
Palavras-chaves: Marcas.Patentes.Pirataria
Sendo a MARCA, um privilégio legal concedido pelo estado a quem a requer, relacionado à forma gráfica ou gramatical que se destina a distinguir e diferenciar produtos e serviços, já a PATENTE, também é um privilégio legal concedido pelo estado aos inventores e outras pessoas que derivando seus direitos dos inventos por um período determinado.
Sendo assim, MARCA é o tornável público, o chamado nome fantasia, e a PATENTE, o produto em si. Os estudos sobre MARCAS e PATENTES mostram os procedimentos e importância