marcas e patentes
Registre sua Ideia - Marcas e Patentes
(Instituto Nacional da Propriedade Industrial- INPI)
Apresentação
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal, criada em 1970. É de sua competência executar, em âmbito nacional, as normas que regulam a Propriedade Industrial e a Transferência de Tecnologia. Para cumprir suas atribuições, o INPI está composto de um Centro de Documentação e Informação Tecnológica (Cedin) e três diretorias técnicas:
Diretoria de Patentes (Dirpa)
Diretoria de Marcas (Dirma)
Diretoria de Transferência de Tecnologia (Dirtec)
No desempenho de suas funções o INPI conta com um corpo técnico de 332 especialistas de nível superior (engenheiros, químicos, economistas, advogados, entre outros), que tem merecido treinamento contínuo, seja para a formação ou para o aperfeiçoamento técnico.
O INPI está empenhado, atualmente, em tornar a Propriedade Industrial um instrumento cada vez mais poderoso de política industrial e tecnológica. Para isso, vem aprofundando o processo de modernização de suas atividades. O principal objetivo é substituir, gradualmente, a postura cartorial anterior – que limitava a sua atuação, basicamente, ao exame e concessão de marcas e patentes – por uma presença mais ativa junto às empresas.
O novo INPI pretende responder corretamente aos desafios que se apresentam na fase atual de desenvolvimento da economia no país. Desta forma, coloca seus serviços à disposição dos órgãos do governo, das empresas privadas, dos centros e institutos de pesquisa e da comunidade científica, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento técnico e industrial do Brasil. Marca
A marca é um sinal de fantasia identificador de produtos e de serviços. O registro de uma marca é concedido pelo Estado e garante, em todo o território nacional, sua propriedade e seu uso exclusivo