O imperialismo
As relações sociais são relações de essência histórica: são mutáveis, transformáveis. Essas relações exercem sobre o homem pressões, e essas pressões acarretam efeitos e consequências que independem da vontade desse homem; Mas essas relações também são alteráveis e alteradas pela vontade coletiva e organizadas das classes sociais. E necessário ao capital o dinamismo produzido pelas suas contradições, para que assim ele consiga valorizar-se e expandir-se. A partir do momento que o capital se impôs, ele instaurou mecanismos e dispositivos que lhe são peculiares.
Ao longo da sua historia, o capitalismo moveu-se (move-se) e transformou-se (transforma-se); Graças ao intensivo desenvolvimento das forças produtivas, que é sua marca, o capitalismo é constituído por mobilidade e transformação.
A partir das lutas de classes surge a expressão sociopolítica das contradições do sistema, e essa penetra nos passos da sua dinâmica. A historia desse sistema é resultado da interação, da sobreposição, da mudança do desenvolvimento das forças produtivas, de alterações nas atividades econômicas, de inovações tecnológicas e de processos sociopolíticos e culturais, que envolvem as classes.
Estabelecendo uma periodização histórica para o desenvolvimento do capitalismo, registra-se primeiro a existência de um estágio que começa com a acumulação primitiva. Trata-se do capitalismo no seu estágio inicial, onde o papel comercial foi decisivo – estágio chamado de Capitalismo Comercial (ou Mercantil).