Consciencia politica
Muito se tem falado sobre política, mas o que é política?
Existe varias definições sobre “política”, Ciência dos fenômenos referente ao Estado, ciência política, sistema de regras estabelecidas aos negócios públicos, arte da boa governança, maneira hábil de agir, entre outras... O que se sabe mesmo é que para que haja uma boa política, esta deve estar acompanhada de algo divino. CONSCIÊNCIA. Mas o que significa consciência? Voz secreta da alma, sentimento de percepção do que se passa dentro de nós, senso de responsabilidade, reflexão, honradez e compromisso com nossos valores. O que se sabe é que política e consciência não tem andado juntas.
A política vem sendo analisada e debatida desde os tempos dos antigos gregos e constatamos que muitas vezes sofremos preconceito por se engajar na luta política, muitas pessoas imaginam que a política não tem nada a ver com a vida pessoal, afirmando que não se interessam por política, em casos não muito extremos, alguns chegam a dizer que quem tem vergonha não entra na política, deturpando o verdadeiro sentido da política, que ao invés de ser usada como mecanismo do bem estar coletivo atua em detrimento de interesses de uma pequena minoria.
Mas será que tudo que fazemos não advêm da política? Nossas relações pessoais, profissionais, posicionamentos mediante determinada causa, impostos, tudo que nos cerca é regido por leis e decisões daqueles que nos governam. Por isso é importante termos consciência política.
Nossos pretensos “políticos” talvez não saibam a importância dessa consciência e contribuem para o não despertar da nação na participação da tomada de decisões, gerando uma ignorância generalizada, a do povo que não tem consciência da importância de seu voto e a dos políticos que não estão preparados para exercer um cargo público.
O que fazer? Irei me omitir? Deixar que os outros decidam por mim? Infelizmente essa é a prática mais comum. Não se deve votar por impulso, ou por que o candidato A ou C