Válvulas - instalações e equipamentos
CAMPUS CANOINHAS
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
KARINE SCHINDLER DE MELO
VÁLVULAS
CANOINHAS
2013
1. Válvulas
A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fecham, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos (BRANCO, 2010).
1.2 Aplicação na indústria de alimentos
São os acessórios mais importantes nas tubulações, sem os quais estas seriam praticamente inúteis. Destinam-se a estabelecer, controlar e interromper o escoamento.
Em qualquer instalação deve-se usar o menor número de válvulas possível, porque são peças caras, sujeitas a vazamentos e que introduzem perdas de carga (que podem ser elevadas).
2. Válvulas de bloqueio
São as válvulas que destinam-se a estabelecer ou interromper o fluxo e devem funcionar completamente abertas ou fechadas.
2.1 Válvula de gaveta
As válvulas de gaveta, ou registros de gaveta, são utilizadas em instalações industriais e também com possuem aplicações domésticas, podendo ser produzidas em ferro fundido, aço inox, bronze e demais ligas de metais. Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia sanitária, em canalizações de esgoto, trabalhando em perfeitas condições quando está sob pressão e em temperaturas que não ultrapassem os 60 graus Celsius (BRANCO, 2010).
São utilizadas em qualquer diâmetro, em tubulações de água, óleo e líquidos em geral, desde que não sejam muito corrosivos nem deixem muitos sedimentos (CLÉLIO).
É a válvula de uso mais generalizado, mas que com a aparição de válvulas mais leves e mais baratas (esfera e borboleta,