Higiene das maos
A higienização das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa e sempre que for possível.
Com essa técnica podemos evitar a propagação das infecções cruzadas: Paciente X Profissional e Profissional X Paciente.
Ao retirar a microbiota transitória das mãos que pode ser prejudicial ao paciente, evita-se levar bactérias ao mesmo. Diferentemente da microbiota residente que protege o indivíduo pelo comensalismo assim evitando que bactérias prejudiciais estejam em maiores quantidades no organismo.
Muitas vezes o paciente já está com o seu sistema imunológico afetado pelo tempo de internação e até mesmo pelo uso de alguns remédios, o tornando mais propício a infecções. Se o profissional não ter o cuidado de lavas as mãos , calçar as luvas corretamente poderá levar uma infecção a esse cliente, assim dificultando a alta do mesmo.
5
2. JUSTIFICATIVA
Escolhemos falar sobre esse tema, pois muitos profissionais esquecem o quanto é importante a lavagem das mãos antes e após cada procedimento e por muitas vezes insistem em utilizarem adornos o que aumenta a quantidade de microorganismos na mão. Talvez pelo fato da quantidade de pacientes internados for elevado ou até mesmo por esquecerem a importância da lavagem e o que a mesma pode evitar.
Neste trabalho iremos abordar a importância , quando devemos higienizar, a técnica e o que podemos evitar com a higienização das mãos correta.
6
3. OBJETIVOS