o impacto do voluntariado corporativo para a imagem de uma empresa
O mercado se altera conforme as expectativas dos grupos consumidores e investidores quanto ao que deve ser produzido, comercializado e forma de fabricação se alteram, expectativas essas que estão constantemente mudando. A preocupação atual é a de se viver e fazer a constante manutenção de uma sociedade sustentável, mais cidadã e que se preocupa com o próximo, e para se inserir neste novo pensamento, as empresas adotam cada vez mais o voluntariado corporativo, que lhes propiciam os mais variados resultados.
SCHOMMER; ROCHA; FISCHER, 1999 colocaram:
“A preocupação, por parte das empresas, pela questão social e ambiental começa a ganhar espaço no cenário atual, auxiliando na maximização dos impactos positivos e minimização dos impactos negativos sobre a sociedade que as cercam. Atrelado a esse contexto, observamos uma grande mudança no perfil do consumidor, que está optando por empresas que pratiquem e priorizem a Responsabilidade Social, preocupando-se não somente com seus interesses econômicos, mas também com toda a cadeia produtiva da empresa: clientes, fornecedores e sociedade.”
Uma empresa pode ser chamada de socialmente responsável quando passa a produzir bem-estar e sustentabilidade. Os programas de voluntariado corporativo (ou empresarial) ganham consistência ao se alinhar a uma estratégia organizada de investimento social, dando mais sentido à prática voluntária e mais segurança ao impacto e a continuidade de ações. Os beneficiários atendidos também ganham pelo maior comprometimento e pela complementaridade entre ações planejadas, investimento e doação voluntária.
A caracterização das organizações empresariais como incentivadoras de programas de voluntariado (seja como facilitadoras, parceiras, financiadoras ou responsáveis pela implementação), bem como as implicações deste incentivo tem se tornado questões relevantes na caracterização do impacto desta prática na imagem