O desenvolvimento da Oralidade Através de Recursos audiovisuais
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
O desenvolvimento da oralidade através de recursos audiovisuais
Coordenador/E-mail: Cristina do Sacramento Cardoso de Freitas (crisjesa@ig.com.br)
Autor(es)/E-mail: Allana Costa Silva (Costa.laninha@yahoo.com.br)
Equipe/E-mail: Cristina do Sacramento Cardoso de Freitas (crisjesa@ig.com.br) e Allana Costa Silva (Costa.laninha@yahoo.com.br
Área de conhecimento/CNPq: Letras/Línguas Estrangeiras Modernas
Tempo de execução: 10 meses
Local de execução: Ilhéus-Bahia
Ilhéus 25/02/2014
TEMA
O desenvolvimento da prática oral nos alunos do 3° ano do ensino médio da escola pública através de recursos audiovisuais.
RESUMO
Em consequência da desvalorização da competência oral em sala de aula, principalmente da educação básica, mais precisamente no ensino médio. Esse projeto visa a aplicação de atividades nas quais utilizaremos recursos audiovisuais, tais como vídeos de propaganda, curta metragens, filmes, e outros com o propósito de estimular a competência oral nos alunos da escola estadual de ensino médio Almakazir Gally Galvão situada na cidade de Coaraci (Ba), ajudando–lhes na expressão oral y na comunicação em língua espanhola. Além disso, investigaremos quais são os problemas presentes em sala de aula, possíveis barreiras, que fazem com que os professores, opte por trabalhar outras competências, deixando sempre a oralidade de lado. O trabalho também trará propostas de atividades lúdicas com o uso dos recursos audiovisuais a fim de dar exemplos de como o professor pode estimular a oralidade em sala de aula. Para tanto, nos embasaremos nos escritos de Cavalcante e Melo, Marcuschi, Martínez e também nos PCN’s ao discutir sobre a oralidade e seu papel na sociedade, principalmente na escola.
Palavras-chave: Língua Espanhola. Competência Oral. Recursos Audiovisuais.
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos na educação Básica,