O Impacto da Chegada dos Portugueses na Vida da População Indígena da América
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes.As culturas eram totalmente diferentes e pertenciam a mundos distintos.Enquanto os índios viviam da pesca e da agricultura e não usam muitas roupas,os portugueses usavam roupas pesadas e bem feitas para conseguir permanecer no frio europeu e se alimentam de comidas mais bem preparadas e não precisam caçar.
Feitorias eram locais estabelecidos ao longo do litoral brasileiro. O sistema realizado era o escambo com os indígenas:os portugueses ofereciam miçangas, espelhos e outros objetos insignificantes em troca da madeira. Esta era cortada e carregada pelos índios até a feitoria onde permanecia até a chegada de alguma embarcação.
As capitanias hereditárias foram uma forma de administração territorial feita pela Coroa Portuguesa,dividindo assim o Brasil em 15 faixas de terra todas governadas por um donatário.Os índios sofreram muito nas mãos do donatários pois os mesmo poderiam escravizar índios para trabalho agrícola, montar engenhos, além de cobrar impostos e exercer a justiça em seus domínios.
Segundo o Censo IBGE realizado em 2010, calcula-se que a população de índios seja de 896.917 pessoas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil havia aqui uma população de 6 milhões de índios. Depois de escravizá-los, catequizá-los (contra sua vontade) e matá-los, em 1950 havia entre 70 e 100 mil.
Diferente dos índios de antigamente(e alguns ainda hoje),podemos ver que muitos vivem na cidade e seguem sua vida como a maior parte dos brasileiros.Mas como citado anteriormente,ainda