Trabalho de quimica
Se para os conquistadores europeus a colonização da América pode ser considerada uma façanha, para os diversos povos conquistados esse processo foi, certamente, uma catástrofe.
A dizimação dos habitantes originais do continente americano ainda ecoa entre as populações remanescentes, que lutam pelo respeito à sua terra, cultura e liberdade. Um caso recente foi os povos indígenas de Campo Grande lutando por terras, conflito com os policiais que resultou até em morte. O que seria nos séculos XV e XVI, o que seria a América na visão dos europeus? E na visão dos indígenas?
CHOQUE DE “HUMANINDADES”
O contato entre europeus e indígenas
Como vimos ocorreu no século XV e XVI, a expansão marítima-comercial européia. Muitos povos da América e de outros continentes foram conquistadores e explorados pelos europeus que conduziam essa expansão. Na América, o contato entre europeus e indígenas teve profundo impacto para ambos.
-Conquista ou descobrimento?
Descobrimento ou conquista? Essa discordância terminológica tem raízes antigas já em 1556, havia determinações do rei da Espanha proibindo o uso da palavra conquista e propondo não a utilização do termo de descobrimento. Não se trata, contudo, de mera preferência de palavras. O conceito de descobrimento, na maioria das vezes, relaciona-se á exaltação das ações dos europeus, ignorando os processos históricos que aconteciam no continente americano. Entretanto a América não era um mundo a ser criado ou á espera de seu descobridor-já fora “descobertas” e habitada e milhares de anos antes da chegada dos europeus.
Povos indígenas à época da conquista
Segundo algumas pesquisas e Hipóteses de demografia histórica, nos 42 milhões de quilômetros quadrados do continente americano, havia uma população de 80 a 100 milhões de habitantes na época da chegada dos europeus. Essa população estava concentrada principalmente nas regiões do atual México, da América central e do norte da América do sul.
São