trabalho de quimica
1. Introdução
A velocidade de uma reação, é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores. aA + bB → cC + dD
Reagentes Produtos
Um exemplo na nossa vida prática, é a combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.
2. Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química
2.1 - Concentração de reagentes:
Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas, quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação.
2.2 - Superfície de contato:
Um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
2.3 - Pressão:
Quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. com a diminuição do volume dos reagentes, haverá um aumento da pressão intensificando as colisões das moléculas e em consequência ocorrerá um aumento na velocidade da reação.
2.4 - Temperatura:
Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas, quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na