TRABALHO DE QUÍMICA
O fundamento básico da biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente (Ministério do Meio Ambiente), (HIRATA, Mário Hiroyuki, 2002, p.2). Os laboratórios institucionais de ensino e pesquisa e as demais repartições relacionadas apresentam incontáveis riscos de acidentes. Os envolvidos na rotina desses ambientes, professores, alunos, funcionários técnicos ou administrativos, devem estar conscientes de certas precauções imprescindíveis para a segurança no desenvolvimento de suas atividades.
1.1 Normas de biossegurança
Os líquidos, biológicos e os sólidos, que manuseamos nos laboratórios, são quase sempre, fontes de contaminação. Os cuidados que devemos ter para não haver contaminação cruzada dos materiais, não contaminar o pessoal do laboratório, da limpeza, os equipamentos, o meio ambiente através de aerossóis e os cuidados com o descarte destes materiais fazem parte das Boas Práticas em Laboratório, seguindo as regras da Biossegurança.
1.2 Tipos de Riscos ( Portaria do Ministério do Trabalho, MT no. 3214, de 08/06/78)
Dentre os riscos nos laboratórios de ensino e pesquisa, podemos citar a aqueles relacionados com a exposição aos agentes biológicos, ás substâncias químicas, agentes físicos, ergonômico e de acidentes. O correto armazenamento dos solventes, reagentes, vidrarias, utilizando locais bem definidos e adequadamente identificados com simbologia preconiza, minimiza os riscos de acidentes de trabalho (Carvalho, 1999, p.69).
2. OBJETIVOS
Conhecer as normas de Biossegurança.
Relacionar acidentes mais comuns em laboratórios.
3. DESENVOLVIMENTO
No dia 15 de março de 2014 realizou-se no laboratório de Química e Física da Escola de Ciências da Saúde, a primeira aula prática de Química Geral, com a turma FAM 01S1, 1ª período do curso de farmácia do centro universitário do norte – UNINORTE, sob a supervisão do professor Luiz Rocha. Primeiramente o professor deu