maria antonieta
Crise económica
França tinha chegado a um ponto muito grave de crise devido aos excessivos gastos da corte que no filme vemos Mª Antonieta constantemente a comer bolos a comprar vestidos e em festas com o rei. Com baixos lucros do trigo e do vinho, as tempestades a ajudaram para as desgraças fazendo com que se perdesse muitas colheitas em inúmeras regiões, havia muito dinheiro que era perdido para o exército que estava em constantes guerras.
O poder politico e o agravamento das tensões sociais
Luís XVI sobe ao trono a 1774 tentou solucionar o problema da crise, o ministro das finanças liberaliza o mercado dos cereais e propõe que a corveia real fosse para por todos, mas como a nobreza e o clero tinham uma grande influencia na corte, o rei acaba por despedi-lo. Incapaz de satisfazer e controlar o povo, convoca os estados gerais (Maio de 1789) e diz aos franceses que podem agora exprimir as suas reclamações nos Cadernos de Queixa então elaborados.
Filme Marie Antoinette
O filme concentra-se mais nos gastos da corte que não são poucos, Mª Antonieta no começo queria divertir-se e ir a festas como se não fosse rainha, isto acontece talvez por não ter ainda nenhum descendente, mas depois de finalmente conseguir ter os seus