Maria Antonieta
RELATÓRIO FILME: MARIA ANTONIETA
CURITIBA
2014
CENTRO TECNOLÓGICO POSITIVO
RELATÓRIO FILME: MARIA ANTONIETA
Trabalho
apresentado como requisito parcial para a disciplina de Historia, Inovação e tendências do Curso de Design de Interiores da Universidade Positivo.
CURITIBA
2014
MARIA ANTONIETA
Maria Antonieta é um filme de 2006 dirigido por Sofia
Coppola. O enredo gira em torno de Maria Antonieta, que, como parte de um acordo entre Áustria e França, é enviada à corte francesa para se casar com Luís XVI. A história se passa desde sua adolescência, quando se despede da Áustria e é obrigada a se desfazer de todos os pertences de seu país para poder se tornar a nova rainha da França, até o início da Revolução Francesa.
O filme mostra a transição do barroco para o neoclássico. Se destaca pelas cores, cenário e figurino impecável.
O barroco é mostrado em toda a sua plenitude em diversas cenas do filme.
Nos lustres, colunas, papéis de parede, cortinas, nas pinturas, tudo é exagerado, superlotado de informações, pés em estilo X e H. Nas roupas da rainha, vestidos armados, espartilhos e saias rodadas, nas perucas exóticas e sapatos luxuosos, nas joias caríssimas. Uma característica forte da época o uso excessivo de ouro, do dourado.
O exagero do Barroco e do Rococó influenciaram a estética da Rainha.
Como mostra a foto abaixo poltrona Bergère em estilo Rococó.
O neoclassicismo irá modificar este gosto pela exuberância, pregando a simplicidade e a modéstia. A elegância sem a necessidade de ostentação.
Caracterizado por linhas retas, gosto pela geometria das formas, ornamentos reduzidos, pernas dos móveis verticais, cores suavizadas e braços endireitados.
Geometria das formas na cadeira ao fundo e pés retos. Estilo neoclássico.