Mas Poss Vel Recuperar Clientes Perdidos
Sim, é possível e necessário desde que tenham valor para a empresa e não seja o cliente que realiza a compra apenas visando o menor preço.
Para fazer uma campanha de recuperação de cliente inativo e perdido, é preciso descobrir, primeiro, por que esse cliente migrou para a concorrência. Isso é possível por meio de uma tele-pesquisa de satisfação, com foco no reagendamento de visita. A partir do conhecimento mais aprofundado dos clientes, será preciso mudar posturas, reconhecer pontos negativos e corrigi-los. Afinal, de nada adiantará recuperar um cliente, mas persistir nos mesmos erros, o que levará a perdê-lo novamente.
1. Levante todos os clientes inativos da sua empresa. O tempo para um cliente se considerar inativo depende do ciclo de necessidade de reposição. Por exemplo: cliente de automóvel pode ser considerado inativo após o segundo ano; um cliente de uma casa após o quinto ano; o cliente de um relógio após o terceiro ano e assim por diante. Para produtos que exijam frequência de reposição – considere inativos todos aqueles que não compram de vocês a mais de noventa dias.
2. Faça previamente uma pesquisa sobre a idoneidade atual. Com essa ação, você seleciona para atuar apenas os inativos idôneos. Como já existe a base de cadastro, faça a consulta antes do contato para seu pessoal dedicar-se na reconquista, e não para retrabalho.
3. A estratégia do primeiro re-contato. Nada de tentar ligar ou visitar tentando reconquistar com uma oferta. O que está em questão em primeiro lugar é reatar o relacionamento para depois vender. A pessoa que vai contatar provavelmente não sabe do relacionamento anterior do cliente com a empresa. Por isso, o objetivo é deixar claro ao cliente que esse contato é para restabelecer o relacionamento e entender primeiro o que aconteceu.
4. Mande uma carta após o primeiro contato. Mande um e-mail ou carta reafirmando o interesse da empresa em restabelecer o relacionamento de negócios e