Comex
TIPOS DE EMBARCAÇÕES
GESTÃO ADUANEIRA
Carapicuíba
2009
Aline Macedo
Daiane Batista
Inês Soares
Rodrigo de Oliveira
Vanessa Mayumi
2° Ciclo – Manhã Logística – ênfase em transportes
Professor: Rubens Vieira
TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL:
TIPOS DE EMBARCAÇÕES
GESTÃO ADUANEIRA
Sumário
Sumário 3
TRANSPORTE INTERNACIONAL MARÍTIMO 4
Fretamento de Navios: 6
Órgãos Intervenientes: 8
GESTÃO ADUANEIRA 8
TIPOS DE EMBARCAÇÕES: 11
VANTAGENS: 13
DESVANTAGENS 15
CURIOSIDADES: 16
BIBLIOGRAFIA: 19
TRANSPORTE INTERNACIONAL MARÍTIMO
O transporte marítimo é aquele realizado por navios a motor, de grande porte, nos mares e oceanos. É o modal mais utilizado no comércio internacional, e pode ser dividido em duas categorias, de acordo com a finalidade:
Cabotagem – É uma navegação nacional. Transporte de cargas entre portos marítimos nacionais, ou entre portos interiores do país localizados em rios.
Longo curso – É uma navegação internacional. Transporte de cargas entre portos de países diferentes, abrangendo tanto os navios que oferecem serviços regulares liners (serviço regular de transporte marítimo, com divulgação antecipada das rotas, data de chegadas e saídas dos portos), quanto os de rota irregular tramps (navios que operam sem compromissos de rotas ou tráfego e nem programação de escalas. O seu operador indica a região onde o navio se encontra e solicita carga para os destinos de sua preferência. Frequentemente são registrados em bandeiras de conveniência, de forma a obter menores custos de mão-de-obra. As bandeiras de conveniência mais utilizadas são: Panamá/ Libéria/ Bahamas/ Honduras/ Chipre).
As bandeiras de conveniência são as bandeiras de alguns países que aceitam o registo de embarcações estrangeiras, geralmente navios, para que os armadores possam daí retirar beneficios, sejam eles fiscais, legais ou outros, superiores aos