comex
1 COMÉRCIO EXTERIOR, SUAS MOTIVAÇÕES, IMPORTANCIA, MERCADORIAS E PAISES.
1.1 Conceito
O comércio exterior é uma atividade econômica regulada, pelos estados nacionais no plano interno, e no plano internacional por um número de acordos comerciais.
O comércio exterior no Brasil vem crescendo dia-a-dia, visivelmente. Uma das principais fontes de renda do comércio exterior no Brasil e no setor de agronegócios. Sendo considerada de acordo com os critérios do PIB (Produto Interno Bruto), a 6ª maior economia mundial.
O primeiro produto a ser exportado no Brasil, movendo a economia da época foi o Pau-Brasil, um tempo mais tarde, após o descobrimento passou a ser o açúcar. O comercio exterior é um conjunto de compras e venda de bens e serviços entre países exemplo exportação e importação.
1.1.1 IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO E SUAS MOTIVAÇÕES
1.1.2 IMPORTAR
“A importação compreende a entrada temporária ou definitiva em território nacional de bens originários ou procedentes de outros países.” (http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.)
Compra ou venda de serviços ou produtos produzidos em seu próprio ou em terceiros países que proporcionem vantagens em sua comercialização, ou seja, é à entrada de bens e serviços produzidos no exterior.
1.1.3 EXPORTAR
“A exportação é basicamente a saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional, que pode ou não resultar na entrada de divisas.” (http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna)
Vender produtos ou serviços produzidos em seu próprio ou em terceiros países que proporcionem vantagens em sua comercialização, ou seja, é à saída de mercadorias para o exterior. Na exportação existem três aspectos fundamentais para elaboração do planejamento estratégico de exportação. Os três são: